Resenha #64 "Segredos e Mentiras" @editoraarqueiro @D_Chamberlain

Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida.
Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara.
Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões.
Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?



Oie pessoal, tudo bem?

Esta resenha vai ser difícil, pois o livro é MUITO bom, mas muito mesmo!!!

Segundo livro que leio esse ano, que aborda o perdão. Só que a temática deste é muito mais intensa e chocante.

Segundo livro que leio esse ano, que aborda o perdão. Só que a temática deste é muito mais intensa e chocante.

O título é perfeito! Quanto mais a autora expõe os fatos mais segredos são descobertos e consequentemente as mentiras que foram elaboradas para escondê-los.

Temos três personagens principais: Tara, Emy e Noelle. Amigas desde a faculdade, mas com idades diferentes, Noelle é a mais velha.

Emy e Tara constituíram família e seguem uma vida pacata e discreta. Já Noelle é o espírito livre, reluta em casar-se e vive de causas sociais, além de exercer a função de parteira.

Incrível como desde o início da trama não gostei da personagem Noelle, algo nela não me agradou, mesmo sendo apresentada ao leitor de forma tão simpática.

Após o suicídio de Noelle, a sujeira começa a sair debaixo do tapete e de forma desenfreada. Emy e Tara descobrem a carta citada na sinopse e apartir desse ponto começam a investigar a mulher que acreditavam conhecer perfeitamente.

A trama é narrada por vários personagens. Gostei muito desse recurso usado pela autora, acredito que de outra forma não seria legal para o desenvolvimento do enredo. Essa estratégia trouxe mais agilidade ao desenrolar dos fatos, pois o leitor fica a par do que passa na mente de cada personagem.

Diane consegue prender a atenção do leitor em todos os momentos da leitura. Quando pensava que já tinha descoberto tudo, eis que mais sujeira surgia e a trama ficava mais emocionante.

Todos os personagens foram bem construídos. Os personagens secundários como os maridos, o amigo do advogado e as filhas possuem funções importantes e necessárias. Não existe personagem só para 'enfeitar' o enredo.

É uma leitura reflexiva, será que realmente conhecemos os que nos cercam tão de perto, como amigos e parentes? E se um deles fizesse algo terrível, conseguiríamos perdoar de verdade? Até que ponto o leitor faria algo para defender ou proteger alguém de sua família? Muitos questionamentos, mas todos pertinentes e desenvolvidos com delicadeza e maestria.

Uma das melhores leituras de 2016! Não preciso dizer mais nada, não é mesmo? Leiam e me contem depois.



Segredos e Mentiras
Diane Chamberlain
Ano: 2014
Páginas: 288
Editora: Arqueiro



2 comentários:

  1. Gosto muito de livros desse gênero, que possuem um pouco de drama, descobertas e perdao.A capa e o título do livro chama a atenção pois você quer saber que segredos e mentiras são essas.Amei a resenha e estou muito curiosa para ler! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Drama é comigo mesmo e quando a temática é perdão, então fico muito mais empolgada com a leitura! Confesso que to aqui morrendo de curiosidade pra saber quais as sujeiras que começaram a aparecer depois do suicídio da Noelle! E que lega que a autora conseguiu explorar todos os personagens e dar importância a cada um deles, enfim, parece um livro completo! Não vejo a hora de poder ler! Bjão!

    ResponderExcluir

© Cantinho da Gladys - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Zuky.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo